Como criar uma estratégia de marketing digital
O que você quer para o seu negócio?
Quer que o seu negócio seja reconhecido? Quer conquistar mais clientes?
Se você deseja criar uma estratégia de marketing digital, mas não sabe como, você precisa saber qual é a missão, os valores e os objetivos do seu negócio, para saber qual caminho seguir.
Depois que tudo isso estiver bem definido, é necessário estudar o perfil do seu cliente, buscando todas as informações que puder sobre ele.
Procure saber sexo, idade, renda, localização, desejos, expectativas, etc., pois quanto mais detalhes você souber sobre o seu público-alvo, mais fácil será definir como atraí-lo.
Princípios do marketing de atração
Para que uma estratégia de marketing digital seja bem-sucedida é necessário compreender quais são os princípios do marketing de atração.
Antes de planejar as suas ações para promover os seus produtos, você precisa identificar o que o consumidor deseja, pois, os hábitos deles estão em constante mudança.
O marketing de atração foca as estratégias nos problemas, dúvidas e desejos do consumidor e isso faz com que o próprio consumidor busque a marca ou o produto e não o contrário.
A jornada do consumidor
A jornada do consumir é dividida em 4 etapas:
- Aprendizado;
- Reconhecimento;
- Consideração;
- Decisão.
Etapa 1 – Aprendizado
O visitante não sabe que tem um problema para ser resolvido e nem sabe que existe um produto que poderá ajuda-lo;
Etapa 2 – Reconhecimento
Nesta etapa, o visitante já está sabendo que tem um problema ou dificuldade e está interessado em saber mais sobre isso;
Etapa 3 – Consideração
Depois que o visitante pesquisar mais a respeito, ele vai procurar saber mais informações sobre quem vende um produto ou serviço que o ajude a resolver aquele problema;
Etapa 4 – Decisão
Nesta etapa, o visitante já decidiu como deve agir.
As melhores práticas para começar a estratégia digital
Confira a seguir as melhores práticas para você começar a aplicar a sua estratégia de marketing digital e ter sucesso em seu negócio.
Crie um blog
Ter um blog é essencial para ter um negócio de sucesso, pois um blog ajuda o usuário a encontrar informações sobre o seu negócio e sobre outros locais onde ele pode te encontrar, além de facilitar a comunicação entre vocês.
É muito importante que você crie o seu blog com design responsivo, para que o usuário consiga acessar o seu conteúdo de qualquer tipo de dispositivo.
Isso porque, atualmente, as pessoas acessam mais de dispositivos móveis (principalmente celular) do que de um computador.
Além disse, é essencial que você crie uma identidade visual atraente (cores, logotipo, letras, etc.).
Mais importante ainda é publicar artigos úteis, com conteúdo relevante para o seu público-alvo, pois são os artigos que atraem audiência para o blog.
Como as pessoas pesquisam no Google sobre qualquer assunto, o Google vai mostrar artigos relacionados com o que ela pesquisou. Por isso a importância de criar conteúdo de interesse dos usuários.
Então, depois de criar o seu blog, você precisa publicar artigos de qualidade e com consistência, utilizando palavras-chaves e outras técnicas de SEO para que o seu conteúdo fique bem posicionado nos buscadores.
O segredo para criar uma boa estratégia de marketing é ser encontrado facilmente nas pesquisas e estar presente constantemente é essencial para que isso aconteça.
Dicas para o seu blog:
- Exiba somente a introdução dos seus artigos na página inicial;
- Utilize as palavras-chaves mais buscadas no Google;
- Incentive os usuários com chamadas para ação;
- Utilize imagens atraentes em suas publicações, para dar maior visibilidade ao seu conteúdo, principalmente nas redes sociais;
Trabalhe com as redes sociais
Defina quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo e crie uma página ou perfil para o seu negócio, mostrando a identidade e personalidade da sua marca.
- Crie um calendário para fazer suas publicações;
- Utilize uma linguagem adequada ao seu público, para criar engajamento;
- Publique conteúdo útil e esclarecedor;
- Invista em relacionamento com o público, respondendo comentários, esclarecendo dúvidas e pedindo opinião;
- Crie conteúdo personalizado para cada tipo de plataforma;
- Diversifique as publicações com textos, vídeos, imagens e infográficos.
Utilize e-mail marketing
Uma das melhores maneiras de criar e manter um relacionamento com o cliente, além de aumentar as vendas, sem dúvida é através do e-mail marketing.
Então, confira as dicas abaixo e descubra como utilizar melhor o e-mail marketing:
Crie uma lista de contatos
Ofereça para os visitantes algum material útil em troca do e e-mail deles. Pode ser um e-book, um infográfico ou qualquer outra coisa de interesse deles.
Quanto mais contatos você conseguir, maior será sua lista e mais aumentam as suas chances de vender.
Trabalhe com automação
Utilize um software que dispare e-mails automáticos e com uma sequência estratégica, que leve o lead a percorrer as etapas da jornada de compra.
Evite enviar apenas conteúdo de venda.
Envie e-mails oferecendo conteúdo relevante, com dicas úteis para as pessoas em vez de apenas enviar e-mails publicitários. Assim, você consegue conquistar a sua audiência.
Utilize ferramentas de marketing e SEO
Utilize as ferramentas certas para ter um resultado mais profissional, como:
- Google Trends: permite que você acompanhe a quantidade de buscas feitas por uma palavra-chave específica;
- Keyword Planner: permite que você faça pesquisas de grupos de anúncios e ideias de palavras-chaves.
Trabalhe com anúncios
Faça publicidade paga, pois essa é uma ótima estratégia para impulsionar o alcance das suas publicações.
Otimize o tráfego orgânico
Com as práticas que você vai ver a seguir, as publicações que você faz, de forma gratuita, terão resultados melhores.
- Conheça o seu público-alvo;
- Publique conteúdo relevante para a sua audiência;
- Analise a concorrência;
- Interaja com a sua audiência;
- Melhore a experiência do visitante.
Utilize a automação do marketing
Utilizando estratégias de automação de marketing você vai conseguir compreender como está o envolvimento do usuário com o seu negócio e, dessa forma, vai saber qual mensagem de e-mail ou rede social deve ser mostrada.
Onde você pode automatizar as suas estratégias
- E-mail marketing;
- Geração e gerenciamento de leads;
- Mídias sociais;
- Acompanhamento de métricas, etc.
Agora que você já sabe como criar uma estratégia de marketing digital, é hora de aplicar tudo que aprendeu e conquistar muito sucesso com o seu negócio.