Como criar uma estratégia de marketing digital

O que você quer para o seu negócio?

Quer que o seu negócio seja reconhecido? Quer conquistar mais clientes?

Se você deseja criar uma estratégia de marketing digital, mas não sabe como, você precisa saber qual é a missão, os valores e os objetivos do seu negócio, para saber qual caminho seguir.

Depois que tudo isso estiver bem definido, é necessário estudar o perfil do seu cliente, buscando todas as informações que puder sobre ele.

Procure saber sexo, idade, renda, localização, desejos, expectativas, etc., pois quanto mais detalhes você souber sobre o seu público-alvo, mais fácil será definir como atraí-lo.

Princípios do marketing de atração

Para que uma estratégia de marketing digital seja bem-sucedida é necessário compreender quais são os princípios do marketing de atração.

Antes de planejar as suas ações para promover os seus produtos, você precisa identificar o que o consumidor deseja, pois, os hábitos deles estão em constante mudança.

O marketing de atração foca as estratégias nos problemas, dúvidas e desejos do consumidor e isso faz com que o próprio consumidor busque a marca ou o produto e não o contrário.

A jornada do consumidor

A jornada do consumir é dividida em 4 etapas:

  1. Aprendizado;
  2. Reconhecimento;
  3. Consideração;
  4. Decisão.

Etapa 1 – Aprendizado

O visitante não sabe que tem um problema para ser resolvido e nem sabe que existe um produto que poderá ajuda-lo;

Etapa 2 – Reconhecimento

Nesta etapa, o visitante já está sabendo que tem um problema ou dificuldade e está interessado em saber mais sobre isso;

Etapa 3 – Consideração

Depois que o visitante pesquisar mais a respeito, ele vai procurar saber mais informações sobre quem vende um produto ou serviço que o ajude a resolver aquele problema;

Etapa 4 – Decisão

Nesta etapa, o visitante já decidiu como deve agir.

As melhores práticas para começar a estratégia digital

Confira a seguir as melhores práticas para você começar a aplicar a sua estratégia de marketing digital e ter sucesso em seu negócio.

Crie um blog

Ter um blog é essencial para ter um negócio de sucesso, pois um blog ajuda o usuário a encontrar informações sobre o seu negócio e sobre outros locais onde ele pode te encontrar, além de facilitar a comunicação entre vocês.

É muito importante que você crie o seu blog com design responsivo, para que o usuário consiga acessar o seu conteúdo de qualquer tipo de dispositivo.

Isso porque, atualmente, as pessoas acessam mais de dispositivos móveis (principalmente celular) do que de um computador.

Além disse, é essencial que você crie uma identidade visual atraente (cores, logotipo, letras, etc.).

Mais importante ainda é publicar artigos úteis, com conteúdo relevante para o seu público-alvo, pois são os artigos que atraem audiência para o blog.

Como as pessoas pesquisam no Google sobre qualquer assunto, o Google vai mostrar artigos relacionados com o que ela pesquisou. Por isso a importância de criar conteúdo de interesse dos usuários.

Então, depois de criar o seu blog, você precisa publicar artigos de qualidade e com consistência, utilizando palavras-chaves e outras técnicas de SEO para que o seu conteúdo fique bem posicionado nos buscadores.

O segredo para criar uma boa estratégia de marketing é ser encontrado facilmente nas pesquisas e estar presente constantemente é essencial para que isso aconteça.

Dicas para o seu blog:

  • Exiba somente a introdução dos seus artigos na página inicial;
  • Utilize as palavras-chaves mais buscadas no Google;
  • Incentive os usuários com chamadas para ação;
  • Utilize imagens atraentes em suas publicações, para dar maior visibilidade ao seu conteúdo, principalmente nas redes sociais;

Trabalhe com as redes sociais

Defina quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo e crie uma página ou perfil para o seu negócio, mostrando a identidade e personalidade da sua marca.

  • Crie um calendário para fazer suas publicações;
  • Utilize uma linguagem adequada ao seu público, para criar engajamento;
  • Publique conteúdo útil e esclarecedor;
  • Invista em relacionamento com o público, respondendo comentários, esclarecendo dúvidas e pedindo opinião;
  • Crie conteúdo personalizado para cada tipo de plataforma;
  • Diversifique as publicações com textos, vídeos, imagens e infográficos.

Utilize e-mail marketing

Uma das melhores maneiras de criar e manter um relacionamento com o cliente, além de aumentar as vendas, sem dúvida é através do e-mail marketing.

Então, confira as dicas abaixo e descubra como utilizar melhor o e-mail marketing:

Crie uma lista de contatos

Ofereça para os visitantes algum material útil em troca do e e-mail deles. Pode ser um e-book, um infográfico ou qualquer outra coisa de interesse deles.

Quanto mais contatos você conseguir, maior será sua lista e mais aumentam as suas chances de vender.

Trabalhe com automação

Utilize um software que dispare e-mails automáticos e com uma sequência estratégica, que leve o lead a percorrer as etapas da jornada de compra.

Evite enviar apenas conteúdo de venda.

Envie e-mails oferecendo conteúdo relevante, com dicas úteis para as pessoas em vez de apenas enviar e-mails publicitários. Assim, você consegue conquistar a sua audiência.

Utilize ferramentas de marketing e SEO

Utilize as ferramentas certas para ter um resultado mais profissional, como:

  • Google Trends: permite que você acompanhe a quantidade de buscas feitas por uma palavra-chave específica;
  • Keyword Planner: permite que você faça pesquisas de grupos de anúncios e ideias de palavras-chaves.

Trabalhe com anúncios

Faça publicidade paga, pois essa é uma ótima estratégia para impulsionar o alcance das suas publicações.

Otimize o tráfego orgânico

Com as práticas que você vai ver a seguir, as publicações que você faz, de forma gratuita, terão resultados melhores.

  • Conheça o seu público-alvo;
  • Publique conteúdo relevante para a sua audiência;
  • Analise a concorrência;
  • Interaja com a sua audiência;
  • Melhore a experiência do visitante.

Utilize a automação do marketing

Utilizando estratégias de automação de marketing você vai conseguir compreender como está o envolvimento do usuário com o seu negócio e, dessa forma, vai saber qual mensagem de e-mail ou rede social deve ser mostrada.

Onde você pode automatizar as suas estratégias

  • E-mail marketing;
  • Geração e gerenciamento de leads;
  • Mídias sociais;
  • Acompanhamento de métricas, etc.

Agora que você já sabe como criar uma estratégia de marketing digital, é hora de aplicar tudo que aprendeu e conquistar muito sucesso com o seu negócio.

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