02 modelos de negócio online que você precisa conhecer

Está cansado de acordar cedo, pegar trânsito e passar o dia inteiro num trabalho que você não gosta?

Você sonha em ter o seu próprio negócio e trabalhar naquilo que realmente te faz feliz?

Então, que tal criar um negócio online, ser seu próprio chefe e trabalhar de casa ou de onde você quiser?

Neste artigo, eu vou te mostrar 2 modeles de negócio online, que você precisa conhecer, para decidir qual deles mais combina com você.

São 2 modelos totalmente possíveis para qualquer pessoa que deseja a liberdade de trabalhar online, mas ainda não decidiu qual modelo seguir.

Aqui abaixo, eu falo sobre os 2 modelos de negócio online para você escolher a melhor opção para você. Confira!

Afiliado Digital

Como afiliado digital você vai promover produtos de terceiros e receber comissões por cada venda que realizar.

Antigamente era mais comum existir afiliados de produtos físicos, como produtos para emagrecer, roupas, sapatos, etc.

Hoje, embora ainda existam muitas opções de produtos físicos para você se afiliar, é mais comum (e mais recomendável) se afiliar a produtos digitais, como e-books, vídeo-aulas, palestras, etc.

Pois, por não possuir estoque, aluguel de local físico, produção, matéria-prima, mão-de-obra, etc., o custo com o produto fica bem mais baixo e a comissão mais alta, por isso, o mercado de produtos digitais está ganhando cada vez mais espaço na internet.

Para ser afiliado digital, você precisa:

  • Estudar o mercado;
  • Dominar as técnicas e estratégias de marketing digital;
  • Aprender a dominar técnicas de persuasão;
  • Ser bastante curioso e aprender, constantemente;

Além disso, um afiliado digital deve começar focado em apenas um produto, mas, aos poucos, pode ter uma diversidade de produtos para promover.

O ideal é começar com um nicho que você se identifique mais e escolher um produto de acordo com aquele nicho de mercado e, depois que você já for um afiliado mais experiente, pode escolher produtos de outros nichos.

Diferente do produtor digital, o afiliado digital pode escolher vários nichos diferentes para atuar e promover produtos diferentes, de acordo com cada nicho que ele escolher.

Produtor Digital

Como produtor digital, você vai criar o seu próprio produto digital para que seja vendido na internet.

Para ser produtor digital, você não precisa ser, exatamente, um especialista naquele assunto, mas precisa, pelo menos, ter muito conhecimento sobre ele.

Além disso, não basta ter apenas o conhecimento, você precisa saber ensinar aquilo que sabe para outras pessoas. Se você for um especialista, isso vai ser bem mais fácil.

Agora, se você quer criar um produto digital, mas não é um especialista, nem tem conhecimento profundo sobre aquele assunto, nada impede de você estudar e adquirir o conhecimento e as habilidades necessárias.

Você também pode escolher ser coprodutor, criando um produto em parceria com algum especialista no assunto ou algum professor para gravar as aulas, caso o seu produto seja um curso, por exemplo.

Então, se você manda muito bem nas estratégias de marketing digital, quer criar seu próprio produto, mas não tem o conhecimento necessário naquele nicho, você pode fazer parceria com um especialista.

Produtor digital tem mais responsabilidades

Como produtor digital, você precisa ter responsabilidades que um afiliado não tem, como, por exemplo, construir e desenvolver a sua marca, para que o seu negócio online seja mais profissional, dentro do mercado.

Além disso, como produtor digital, você precisa criar autoridade, para conseguir credibilidade no mercado e obter resultados progressivos.

Diferente do afiliado, o produto precisa trabalhar no produto desde a criação até a primeira venda, portanto, precisa estar bastante comprometido, principalmente no início.

Mas, como produtor, você vai ter domínio sobre o seu negócio. Você é quem vai definir a comissão dos seus afiliados e vai poder monitorar cada venda, vai ter acesso aos leads que não finalizaram a compra e vai poder trabalhar a conversão através das estratégias de marketing digital.Você pode escolher ter afiliados promovendo o seu produto digital. Saiba que os afiliados são seus parceiros e vão te ajudar a fazer o seu produto ter muito sucesso em vendas.

Como produtor digital, você também pode montar uma equipe, à medida que o volume de vendas cresce, aumentando também a demanda.

Quando as vendas do seu produto aumentarem, você vai precisar dar muita atenção ao suporte, pois a demanda por suporte cresce à medida que o volume de vendas aumenta.

Esteja preparado, pois, garantir a satisfação do cliente é uma prioridade. Mas não é só o suporte aos clientes que você vai precisar dar atenção, mas ao suporte dos afiliados também.

Resumindo

Modelo de negócio – Afiliado

  • Baixo investimento financeiro;
  • Início rápido;
  • Não precisa oferecer suporte ao cliente;
  • Tráfego como foco principal;

Modelo de negócio – Produtor

  • Criar seu próprio produto;
  • Ter total controle do negócio;
  • Oferecer suporte ao cliente e afiliados;
  • Ganhos maiores.

Conclusão

Agora que você já conheceu os 2 modelos de negócio online, você está pronto para decidir qual a melhor opção para você, dentro da sua realidade e daquilo que você quer para a sua vida.

Mas, se ainda não conseguiu decidir, escolha a opção que combina mais com a sua personalidade e com o seu momento de vida.

Pense bem, analise direitinho o que mais vale a pena para você e comece o quanto antes.

Você também pode optar por começar como um afiliado e, com experiência e uma boa audiência criada, poderá criar o seu produto, de acordo com a necessidade da sua audiência.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender cada modelo de negócio online e que você consiga, através dele, fazer a sua escolha com muito mais segurança.

Abraços e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *